De acordo com abordagem contingencial, além do “protagonista” líder e do “coadjuvante” liderado, a situação também irá determinar o estilo de liderança. Por mais que o líder tenha todas as características para “estar líder”, o contexto, a situação sempre vai ser determinante no comportamento do líder.
Para ilustrar a influência da situação no estilo de liderança, Fiedler elaborou o modelo da Favorabilidade da Situação onde considera três fatores situacionais:
Quando a situação é extremamente favorável ou extremamente desfavorável, o melhor estilo de liderança a ser adotado seria o autocrático, o líder deve focar mais na execução da tarefa. Em situações intermediárias, onde um ou dois dos fatores situacionais são favoráveis ou desfavoráveis, o melhor estilo a ser adotado seria o democrático.
Pra terminar, tivemos o debate entre as equipes Spartacus e Os destemidos sobre o ultimo jogo da liderança, foi o primeiro debate em que as equipes focaram nos julgadores. Na opinião do nosso “super, hiper, mega mercado” a equipe Spartacus saiu vencedora. Agora é só aguardar as próximas surpresas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário