terça-feira, 13 de setembro de 2011

Motivação no trabalho

Enquanto a teoria das necessidades de Maslow trata da motivação de forma mais abrangente (o que motiva uma pessoa?), a teoria dos dois fatores de Herzberg está mais focada na motivação e satisfação no trabalho (o que faz uma pessoa se sentir motivada no trabalho?).

Os fatores motivacionais são os que podem causar satisfação quando estão presentes, ou não-satisfação quando não estão. A ausência dos fatores higiênicos pode causar insatisfação, por outro lado a presença desses fatores deixa o individuo em um estado neutro, de não- insatisfação com o ambiente de trabalho.

Assim, podemos dizer que a motivação surge do próprio trabalho, do desafio, da responsabilidade. E que o clima/ambiente organizacional contribui para que as pessoas estejam ou não satisfeitas com as condições do ambiente de trabalho.

Para ilustrar a influência dos fatores higiênicos, nosso professor Luiz realizou uma “mini” experiência de Hawthorne apagando todas as lâmpadas da sala mostrando que as condições físicas do ambiente podem gerar insatisfação dificultando o andamento da aula e o aprendizado. Depois (oh! oh!) as luzes foram acesas, mas isso não quis dizer que aula tivesse ficado melhor (não querendo dizer que estava chata ou ruim), apenas o ambiente deixou de ser desfavorável para a sua realização.

2 comentários:

  1. Assistir aula no escuro é complicado, nem com data show é bom. Dá vontade de dormir.

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso a insatisfação se revela através do cansaço junto a vontade de dormir, se as luzes fossem acesas o indivíduo poderia ficar em um estado de não-insatisfação, mas não quer dizer que ele estaria satisfeito.

    ResponderExcluir