sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que realmente motiva uma pessoa?


Talvez seja este um dos maiores desafios que os líderes possam enfrentar: o que fazer para motivar os liderados? Sabemos que ninguém motiva ninguém, que a motivação parte das próprias pessoas.
A Teoria das Necessidades de Maslow diz que a motivação surge das necessidades humanas, necessidades essas, que ele dividiu em cinco numa pirâmide. O homem vai estar motivado para suprir primeiro as necessidades mais básicas (fisiológicas e de segurança), e só depois de supridas essas necessidades, ele vai estar motivado a suprir as necessidades de auto-realização (sociais, de estima e auto-realização).
Após o estudo dessa teoria, pode-se dizer que os líderes devem proporcionar condições favoráveis para o suprimento das necessidades de seus liderados. Entretanto, deve-se considerar que os indivíduos têm personalidades diferentes e formas diferentes de reagir aos estímulos. Como por exemplo, temos o dinheiro que em muitos casos pode estimular alguém, como também pode não significar nada para outras pessoas, o papel do líder nesses casos é captar quais os estímulos necessários para fazer com que o liderado possa motivar-se.

Conexão!

percepção das aulas do professor Luiz Sebastião sobre a teoria das necessidades de Maslow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário